A AIDS é uma doença sexualmente transmissível que registra cerca 2 milhões de pessoas infectadas e 900 mortes por ano no mundo. O vírus HIV diminui a imunidade permitindo a entrada de várias doenças, podendo atingir qualquer parte dos olhos, desde regiões mais superficiais como as pálpebras, até os nervos e retinas, ocasionando doenças como retinites, descolamento de retina, sarcoma de Kaposi, além de diversos tipos de infecções oculares.


Veja as principais doenças oculares:


#01 Lesões nos vasos sanguíneos


As microangiopatias, são lesões nos pequenos vasos oculares que provoca uma oclusão do fluxo de sangue ou sangramentos, podendo alterar a capacidade visual. O tratamento é feito com a terapia antirretroviral, sob orientação de um infectologista.


#02 Retinite por CMV


Ocorre com frequência a infecção pelo citomegalovírus (CMV) em portadores do vírus HIV, podendo causar uma retinite com lesões nos pequenos vasos sanguíneos, que afetam estruturas importantes dos olhos e podem prejudicar a visão.


O tratamento para a retinite por CMV é feito com o uso de agentes antivirais, que são receitados pelo infectologista. A terapia antirretroviral também é importante para evitar a piora da imunidade e a facilidade para infecções.


#03 Infecção pelo vírus varicela zóster


Esta infecção costuma gerar infecções bastante graves. A infecção pelo vírus varicela zóster, também chamado de síndrome da necrose progressiva da retina, e é caracterizada pela formação de lesões na retina, que podem aumentar e comprometer toda a retina, levando ao seu descolamento e até mesmo perda da visão.


#04 Toxoplasmose ocular


Já explicamos aqui do que se trata a toxoplasmose ocular, pessoas com a imunidade diminuída pelo vírus HIV têm mais chances de desenvolver a condição, podendo ser transmitida principalmente por alimentos mal manipulados.


O tratamento é efetuado com o uso de medicamentos com propriedades antibióticas e anti-inflamatórias. Em alguns casos, pode ser necessário intervenção cirúrgica, como: fotocoagulação, crioterapia ou vitrectomia, como forma de diminuir as complicações da doença.