É muito comum, nos dias atuais, vermos pessoas fazendo uso de óculos de grau em todos os ambientes que estamos. Isso ocorre devido um erro intitulado de Ametropia.
Mas afinal o que é a Ametropia? É grave?
Primeiro para entender o que é a Ametropia, você deve conhecer a Emetropia. Para formar imagens em nossos olhos e vermos com nitidez, a luz dos objetos rebate em nossa córnea, é captada pela pupila e chega a retina, onde é formada a imagem e podemos ver normalmente, a esse processo damos o nome de Emetropia. Quando ocorre um erro nesse processo devido a má refração das imagens e captação da retina, ela recebe o nome de Ametropia.
A ametropia, de fato, já é bem conhecida mas com os nomes dos quatro tipos em que ela se divide: miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo. O que vai diferenciar cada uma de suas "extensões", é a forma como ela ocorre.
Miopia: Um dos tipos mais comuns dos erros refrativos, a miopia é a dificuldade em focar em objetos distantes.
Hipermetropia: Ela ocorre de forma oposta a miopia, sendo a dificuldade de focar em objetos que estão próximos, mas clareza para enxergar de longe.
Astigmatismo: O astigmatismo possui diferentes pontos de foco, causando a distorção de imagem independente de ser de perto ou de longe. Além da distorção da imagem, causa fotofobia.
Presbiopia: Semelhante a hipermetropia, esse erro apresenta a dificuldade de enxergar objetos de perto, porém a sua causa é devido a idade, o envelhecimento natural dos olhos, que torna a "vista cansada". Ocorre principalmente após os 40 anos.
#hospitaldeolhosvelloso #hov #ametropia #errorefrativo #oftalmologia #visao #portovelho #rondonia
